I Timóteo 6

1848 - Almeida Antiga | Novo Testamento
« Anterior
Capítulo: de 6
Próximo »
1
OS servos quantos estão debaixo de jugo, estimem a seus Senhores por dignos de toda honra; para que o nome de Deos, e a doutrina não sejão blasfemados.
2
E os que tem Senhores fieis, não os desprezem, por serem irmãos: antes tanto mais os sirvão, porquanto são fieis e amados, como tambemparticipantes deste beneficio. Isto ensina e exhorta.
3
Se alguem ensina outra alguma doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesu-Christo, e com a doutrina que he conforme á piedade:
4
Inchado he, e nada sabe, porém delira acerca de questões e contendas de palavras: das quaes nascem invejas, porfias, blasfemias, roins suspeitas,
5
Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja ganancia: Aparta-te dos taes.
6
Grande ganancia he porém a piedade com contentamento.
7
Porque nada ao mundo trouxemos, e manifesto he que nada delle podemos levar.
8
Tendo porém sustento, e com que nos cubramos, estejamos com isso contentes.
9
Mas os que se querem enriquecer cahem em tentação, e em laço, e em muitas loucas e nocivas concupiscencias, que aos homens afogão em perdição e ruina.
10
Porque o amor do dinheiro he a raiz de todos os males: o que apetecendo alguns se desviárão da fé, e se traspassarão a si mesmos com muitas dores.
11
Mas tu, ó homem de Deos, foge destas cousas: e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciencia, e a mansidão.
12
Milita a boa milicia da fé; lança mão da vida eterna, para a qual tambem es chamado, e já confessaste a boa confissão diante de muitas testemunhas.
13
Mando-te diante de Deos, que todas as cousas vivifica, e de Christo Jesus, que diante de Poncio Pilatos testificou a boa confissão:
14
Que guardes este mandamento sem macula e reprehensão, até o apparecimento de nosso Senhor Jesu-Christo:
15
Ao qual a seu tempo mostrará o bemaventurado e só poderoso Senhor, Rei dos reis, e Senhor dos Senhores:
16
O qual só tem immortalidade, e habita em huma luz inaccessivel: a quem nenhum dos homens vio, nem pode ver, ao qual seja honra, e potencia sempiterna. Amen.
17
Aos ricos neste mundo manda, que não sejão altivos, nem ponhão sua esperança na incerteza das riquezas, senão em o Deos vivo, que todas as cousas nos dá abundantemente, para dellas gozar:
18
Que bem fação, em boas obras enriqueção, de boamente repartão, e sejão communicaveis:
19
Enthesourando para si mesmos hum bom fundamento para em o porvir, para que possão alcançar a vida eterna.
20
O' Timotheo, guarda o deposito a ti confiado, tendo horror dos profanos e vãos clamores, e das opposiçoés da falsamente chamada sciencia:
21
A qual alguns professando, se desviárão da fé. A graça seja comtigo. Amen. <Epistola a Timotheo foi escrita de Laodicea, que he a Metropoli da Phrygia Pacaciana.>>
« Anterior
Capítulo: de 6
Próximo »